setembro 24, 2016

Estágio V 2016.1

Prezados,
Seguem links para textos de aprofundamento para a próxima aula (28/09):



DUARTE, Newton. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria). Educ. Soc. [online]. 2003, vol.24, n.83http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v24n83/a15v2483.pdf


ARCE, A. Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p. 251-283, 2001.http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100014&lng=pt



Abraço,
M.Lamego

setembro 01, 2016

Estágio V 2016.1

Prezados,
Abaixo estão os links para os textos que serão utilizados nesse semestre.
Abraço,
M.Lamego


Texto 1: SCHÖN, D.A. Formar professores como profissionais reflexivos. IN: NÓVA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/6214787/Est5_Texto1_SCHON.pdf

Texto 2: TARDIF, M.; ZOURHLAL, A. Difusão da pesquisa educacional entre profissionais do ensino e círculos acadêmicos. Cadernos de Pesquisa, v.35, n.125, p.13-35, maio/ago. 2005
https://dl.dropboxusercontent.com/u/6214787/Est5_Texto2_TARDIF.pdf

Texto 3: LÜDKE, M. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação e Sociedade, n.74, abril 2001.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/6214787/Est5_Texto3_LUDKE.pdf

Texto 4: ROSSATO, M.S; SUERTEGARAY, D. A pesquisa no ensino de geografia como possibilidade de diálogos trans e interdisciplinares. Geografia, Ensino & Pesquisa, vol.18, n.2, mai/ago.2014
https://dl.dropboxusercontent.com/u/6214787/Est5_Texto4_ROSSATO.pdf

Texto 5: RIBEIRO, E. Pesquisa e criatividade na formação do professor de geografia. Geografia, Ensino & Pesquisa, vol.17, n.2, mai/ago.2013
https://dl.dropboxusercontent.com/u/6214787/Est5_Texto5_RIBEIRO.pdf

Texto 6: LÜDKE, M.; DA CRUZ, G.B. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v.35, n.125, p.81-109, maio/ago.2005