outubro 27, 2016

Geografia Cultural 2016.1

Prezados,
Abaixo transcrevo a lista de questões/temas para nossa prova de terça, dia 01/11.
Lembrando que ficou acordado (a) a realização de sorteio de DUAS questões, devendo o aluno selecionar aquela que irá responder e (b) consulta aos textos e material distribuído em sala (handouts e relatórios) durante os TRINTA minutos após a realização do sorteio, atrasados não terão direito a tempo complementar.


Questão 1: Em seu texto "A transformação da Geografia Cultural", Linda McDowell (1996) comenta sobre os riscos na escrita de um "retrospecto cronológico" de um campo tão multifacetado. Identifique as principais estratégias historiográficas das quais faz uso a autora em seu texto. Aponte e justifique o tipo de narrativa, abordagem e periodização postas em prática.

Questão 2:


Explicar o esquema e expor a justificativa usada por Sauer [1925] quando defende que a paisagem cultural unifica a investigação geográfica.

Questão 3: Explique a crítica de Richard Peet (2003) a Sauer explorando alguns argumentos que o autor utiliza.

Questão 4: Explique com base em Duncan (2002), as premissas do modo superorgânico de explicação na geografia cultural e exponha as críticas feitas pelo autor a essas premissas.

Questão 5: Cosgrove (2012) sustenta a perspectiva da cultura como poder, sugerindo uma “tipologia tríplice” (2012, p.230) com diferentes impactos sobre a paisagem humana. Identifique os tipos de cultura às quais se refere o autor, explique seus impactos na criação de paisagens e faça uso de exemplos.

Questão 6: Em "Não existe aquilo a que chamamos de cultura", Mitchell (1999) apresenta sua posição a respeito do conceito de cultura, sugerindo que a chamada nova geografia cultural comete o mesmo equívoco da geografia cultural tradicional ao reificar a cultura e dar-lhe poder explicativo. Considerando os textos lidos em sala, apresente as concepções de Sauer, Cosgrove, Jackson e Mitchell, POSICIONANDO-SE, tendo como horizonte a seguinte sentença: Cultura: coisa, meio, domínio ou ideia?

Nenhum comentário: